quarta-feira, 20 de março de 2013

TEMPO LIVRE

Se continuamos a tratar o nosso trabalho melhor do que nos tratamos a nós mesmos, há uma grande possibilidade de não estarmos por perto para o acabarmos. Para termos um maior impacto quando trabalhamos é preciso tirar tempo livre. Porque razão os poderosos caem? Porque não entendem a importância do descanso! Até Deus descansou, e nós porque não descansamos? Há duas razões para isso: Primeiro, lutamos por objectivos que Deus nunca nos deu. Quando algo é sempre demasiado difícil ou demasiado pesado, é preciso perguntar "Será que Deus me chamou mesmo para fazer isto?" A vontade de Deus irá testar novos limites da nossa fé e levará os nossos talentos até novos níveis, mas não destruirá a nossa saúde, paz de espírito ou a nossa família. Segundo, perdemos a perspectiva. As nossas prioridades distorcem-se. Acabamos por dizer: "Estou a fazer isto pela minha família". Mas já pensaste que se te fosse dada a hipótese de escolha, a tua família preferia ter mais de ti e menos de outras coisas? Mas muitas vezes não lhes damos essa opção. O nosso poder pessoal começa quando reconhecemos que já chega, e começamos a assumir o controlo do que acontece e de quando acontecem coisas na nossa vida. Se nos sentimos culpados por fazer um intervalo, precisamos de mudar a nossa forma de pensar.
A renovação espiritual, física e emocional começa com o descanso. Então aprende a ter tempo livre sem que tenhas de te sentir preguiçoso, irresponsável ou pouco produtivo.

terça-feira, 5 de março de 2013

NÃO APRESSES O CRESCIMENTO

Peritos em desenvolvimento infantil identificaram um problema ao qual deram o nome de "síndrome da criança apressada". É a tendência dos pais na actual sociedade acelerada de apressar os seus filhos para a vida adulta. Há inúmeras razões: Eles querem que os filhos se superem ao ponto de nunca terem a oportunidade de aproveitar a sua infância. Actividades que deveriam ser divertidas tornam-se foco de competição e pressão. Pais com agendas apertadas sem lugar para um tempo de descontracção em família também contribuem para isso. Alguns pais querem que os seus filhos se apressam e cresçam porque não querem ser incomodados com inconveniências. Mas não se pode saltar as fases da infância e produzir adultos saudáveis. Cada fase é importante. O mesmo é verdadeiro em relação ao crescimento espiritual. O nascimento, a infância, e a adolescência espiritual são todos estágios necessários para que nos tornemos maduros. Entretanto, diferentemente do desenvolvimento físico, podemos crescer espiritualmente tão rápido quanto queiramos. Mas temos de esforçar-nos para isso. A primeira árvore que cai com a tempestade é aquela que tem raízes superficiais. Portanto, não se apresse. E não cobice alguma coisa que parece ser bom na vida de alguém. Deus molda as Suas bênçãos para o teu tamanho. Se tentares usar um fato de um tamanho para o qual ainda não cresceu, parecerás um tolo.
Deus dar-te-á toda a benção e responsabilidade que possas suportar, porém, nem um pouco a mais. E Ele o fará com base na tua fase de crescimento.