sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

MORTE, E DEPOIS A GLÓRIA!

Quando o Senhor Jesus se encontrava diante do túmulo de Lázaro, disse à família que chorava, duas coisas que nunca devemos esquecer: (1) "O vosso irmão ressuscitará"; (2) "Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá. Crês tu nisto?" (João 11:23-26). Essa é a questão fundamental da vida. Crês tu isso? Quem te vai levar para lá da morte até ao teu lar eterno? Cristo, apenas Cristo! Só Ele detêm a promessa da ressurreição e a esperança da vida eterna. Ele conquistou por nós, a morte e o sepulcro. Talvez ao leres estas palavras estejas a lutar com lágrimas de dor e angústia. Talvez tenhas perdido alguém querido. Cristo compreende a tua dor, como nenhum outro. Ele sente a tua mágoa. Ou talvez sintas que a morte se aproxima. Se nunca antes confiaste no Senhor Jesus, deves resolver Hoje esse problema. Não esperes por um momento mais conveniente. Coloca hoje n'Ele a tua confiança e serás salvo, o que significa que, quando soltares o derradeiro suspiro, passarás da morte para a vida, a vida eterna! Se conheces Cristo, não há razão para temer o que te espera do lado de lá do túmulo. Ele já lá esteve. E preparou um lugar para ti. Está pronto! Um gozo inexplicável, infindável, será teu para sempre, graças ao Senhor Jesus. Podes então exclamar como Paulo: "Onde está ó morte a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão?" (1Coríntios 15:55). Pensa nisto: Logo após a morte... a Glória!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ESTÁS À PROCURA?

É difícil imaginar circunstâncias mais humildes do que aquelas que rodearam o nascimento do Senhor Jesus. O estábulo certamente cheirava mal, o chão duro, o feno era escasso. Teias de aranhas penduradas no tecto e ratos a correr pelo chão. Maria olha para o seu filho. Seu Senhor. Sua Majestade. Nesta altura, o ser humano que melhor entende quem Deus é, e o que Ele está a fazer, é uma rapariga adolescente num estábulo mal cheiroso. Ela recorda-se das palavras do anjo: "O Seu Reino nunca terá fim." A Majestade no meio do mundo. A Santidade no meio do estrume. A Divindade chega ao mundo, tendo como cenário um estábulo! Este bebé já tinha visto o Universo. As Suas vestes de eternidade foram trocadas por trapos que o mantinham quente. A Sua sala do trono foi abandonada em troca de um estábulo sujo. Os anjos que O adoravam forma substituídos por pastores. Entretanto, a cidade sussurra, sem sequer saber que Deus visitou o seu planeta. O homem da estalagem nunca iria acreditar que tinha acabado de enviar Deus para o frio. As pessoas iriam gozar se alguém lhes dissesse que o Messias estava nos braços de uma adolescente, nos subúrbios da vila. Estavam todos ocupados demais para pensar nessa possibilidade. Mas aqueles que perderam a chegada de Sua Majestade, naquela noite, perderam-na não por causa da sua maldade ou dos seus maus actos. Não, eles perderam porque não estavam à procura d'Ele! Pouco mudou em 2000 anos. A Bíblia diz para O buscarmos e Ele se revelará! Neste Natal, procura-O!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O PODER DAS IDEIAS DADAS POR DEUS

As boas ideias vêm de Deus. Por isso, pede-Lhe uma. O mundo tem sido abençoado por aqueles que o fizeram. Já pensaste na anestesia? Gostarias de ser operado sem ela? Claro que não! Mas era assim que se procedia até que um médico escocês chamado James Young Simpson introduziu uma coisa chamada "sono artificial". Quando era estudante da Universidade de Edimburgo, foi atraído para a cirurgia porque o preocupava a dor e a taxa de mortalidade durante as operações. Em resultado da leitura de Génesis 2:21, Simpson pensou que o clorofórmio poderia ser a resposta. Primeiro, experimentou em si próprio. Por fim, em 1847, ocorreram as três primeiras operações com clorofórmio. Um dos pacientes, um jovem soldado, gostou tanto que pegou na esponja e voltou a inalá-lo. "Era bom demais para não continuar", disse ele.
A princípio, Simpson encontrou oposição. Alguns pensavam que era pecado interferir com a natureza. "Vejam a Bíblia", respondia Simpson. "Foi assim que Deus operou Adão". Simpson deu palestras, escreveu cartas e panfletos e procurou convencer os que se opunham de que este era o caminho a seguir. Num contratempo, quando três mortes atribuídas ao clorofórmio foram reportadas noutros hospitais, Simpson conseguiu mostrar que a anestesia não fora aplicada correctamente. As coisas mudaram radicalmente quando a rainha Vitória deu à luz o seu oitavo filho sob a acção do clorofórmio e declarou ter ficado "muito satisfeita com o seu efeito". Hoje, pede a Deus que te dê uma ideia que abençoe os outros. Depois, põe-na em prática!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

AMOR REAL

É difícil esta coisa de ser cristão. Vês o mundo todo a juntar-se para acasalar, como se fossem coelhos e aqui estás tu, sozinho, ao que parece, apenas com a companhia de um monte de regras: "Nada de sexo fora do casamento. Nada de encostos naquele rapaz bonito. Nada de namorar com descrentes. Nada de mostrar os tornozelos, a não ser que ele te ponha uma aliança no dedo, etc." Caramba tu não queres ir para um convento! Em primeiro lugar, apesar apesar daquilo que as pessoas acreditam (ou não acreditam, se preferires) Deus é a favor do sexo. Foi Ele que o inventou. Ele sabe, que, quando algumas partes da nossa pele tocam noutra pessoa, a sensação é muito boa. Boa ideia Deus, muito boa ideia mesmo. No entanto, Deus entende (muito melhor do que nós) que os relacionamentos precisam de ser construídos sobre coisas com um pouco mais de substância do que a simples união de carne com carne. A confiança, o amor inabalável, o compromisso, a compatibilidade, o romance e o sexo necessitam dos parâmetros de um relacionamento a longo prazo, como o casamento. Sem isso, depreciamo-nos a nós mesmos e um ao outro. Em segundo lugar, se realmente Deus significa tudo para ti, porque é que tu irias querer passar todo o teu tempo com alguém que nem sequer acredita n'Ele? A "regra" de não namorar, ou casar, com descrentes serve para te proteger. Mais cedo ou mais tarde, a tua lealdade a Deus, ou à pessoa de quem gostas, vai ser testada. E quem é que precisa dessa dor de cabeça, certo? Então não te vendas só por umas carícias e uns apalpões.