sábado, 8 de dezembro de 2018

A MULHER CANANÉIA


No capítulo sete de Marcos, o Senhor Jesus louva a fé de uma mulher cananéia. A mulher mostrou-se sábia, humilde, mansa, paciente, perseverante. Mas o Senhor realçou antes de tudo a sua fé. Podemos ver como esta mulher, para chegar a Jesus, removeu obstáculo após obstáculo.
            O 1º obstáculo foi a doença da sua filha, que estava miseravelmente endemoninhada (“E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.” (Mateus 15:22).
            O 2º obstáculo foi a tomada de posição dos discípulos (“Mas Ele não lhe respondeu palavra. E os Seus discípulos, chegando ao pé d’Ele, rogaram-Lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.” Mateus 15:23). Estranho, que para chegar à presença do Senhor Jesus tem de enfrentar o “obstáculo” da oposição dos Seus discípulos!
            O 3º obstáculo foi a sua nacionalidade. A mulher era gentia, não pertencia à nação de Israel. Mas Jesus Cristo veio remover a separação que havia, e de dois povos fazer um! (“Portanto, lembrai-vos de que noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pelas mãos dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e derribando a parede da separação que estava no meio.” Efésios 2:11-14).

Sem comentários: