sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

DESCULPAS


Nos tempos bíblicos, os casamentos eram caros, pelo que ser convidado era uma grande honra, e recusar era considerado um grande insulto. Lucas 14:15-24
O primeiro convite era geralmente enviado com alguns meses de antecedência, e depois mais tarde enviava-se um lembrete.
Tal como nós, estas pessoas na parábola eram pessoas ocupadas. Mas o facto é que já tinham aceitado o convite, pois no versículo 17 é afirmado que “Vinde, que já tudo está preparado.” E ninguém prepara uma festa e faz o banquete sem ter a confirmação das pessoas que vêm.
Mas o que é também certo, é que alguns começaram a pedir dispensa do banquete.
O primeiro, disse que tinha comprado um campo (vs.18) e que precisava de ir vê-lo. Estranho argumento, pois ninguém fechava negócio na compra de um campo sem primeiro o ver. Este, além de mentir, deixou que as posses tomassem a primazia no seu coração.
O segundo, disse que tinha comprado cinco juntas (10) de bois (vs.19) e que precisava de experimentá-los e também pediu dispensa do banquete. Outro argumento estranho, pois comprar bois sem os experimentar era como hoje comprar um carro e não experimentá-lo primeiro antes de fechar negócio!
Por fim, o último disse que tinha casado e que não podia ir (vs.20). Mais um argumento estranho, pois tudo indica que o convite para o banquete foi feito antes do homem casar. E das duas uma, ou ele recusava a quando do convite para o banquete, pois certamente já tinha a data do casamento marcada, ou então também mentiu, pois se já tinha casado o que o impedia de ir ao banquete? Neste caso foram as relações pessoais que o retiveram.
Basicamente o que Senhor Jesus dizia aos fariseus era que Deus estava a fazer-lhes um convite pessoal e eles estavam simplesmente a recusar!
Deus não está contra nós termos posses, termos uma carreira de sucesso ou termos relacionamentos. Não! Esta parábola tem a ver como termos a certeza de que estas coisas não nos impedem, não nos cegam, para outras melhores que Deus tem para nós!
As coisas e os afectos aparecem em todas as desculpas. Por isso a Palavra de Deus nos exorta: “Buscais as coisas que são de cima, e não as que são da Terra.” Colossenses 3:2

Sem comentários: