domingo, 20 de fevereiro de 2022

FACILITISMO OU RESILÊNCIA?

Muitas crianças sofrem de depressão porque não foram preparadas para a frustração. Foi-lhes sendo retirado todos os "nãos". Porque "coitadinho do menino"; "Vamos compensar a nossa ausência"; "Vamos mimá-lo"; "Já tem dificuldades, temos que lhe remover todos os problemas da frente"; "Deixa lá que o menino (ou menina) não gosta de ser contrariado"; "Não a chateies!"... Entre outros motivos...
Pensamos que estamos a fazer bem, mas não! Estamos a educá-los para o fracasso, para a passividade, para a inação, para a tendência depressiva. E depois estranhamos estes comportamentos virem ao de cima. Não entendemos porquê. Achamos que têm todas as condições para serem bem sucedidos. Desconhecendo que a receita para o sucesso também passa pelos "nãos"! O fracassar com humildade para aprender a melhorar, a persistência e a resiliência que daí advém.
Este é um dos motivos pelos quais muitos adultos também tendem mais a agir de forma depressiva e ansiosa. Porque desde pequenos foi-lhes facilitado tudo. Não lhe foi ensinado a pescar. Foi-lhe sempre dado o peixe. Preparado, limpo, sem espinhas. Pronto a comer!
Então, caso estejas a educar uma criança nos moldes do facilitismo, seja porque motivo for. Ou caso sejas um adulto fruto duma educação assim, ajusta o leme. Muda a perspetiva. Muda aquilo que procuras constantemente. Deus, como bom Pai que é, não retira de nós todas as contrariedades e aflições. Muito pelo contrário. Porquê? Porque quer que cresçamos saudáveis.
A Bíblia diz que Deus guardará em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque confia n'Ele (Isaías 26:3). Então recebe e vive esta paz!

Sem comentários: