segunda-feira, 21 de março de 2022

LAVAR AS MÃOS OU LAVAR OS PÉS?

Existe uma atitude generalizada nos dias de hoje, que é das coisas mais negativas e destrutivas, ainda que não pareça: A indiferença!
Houve alguém que expressou essa atitude de uma forma muito hipócrita. Quando diante de alguém que estava a ser perseguido, julgado injustamente e maltratado cruelmente, lavou as suas mãos e não tomou nenhuma posição. Seu nome: Pôncio Pilatos.
Pelo contrário, o personagem que estava ser perseguido, momentos antes, quando estava com os seus amigos, sendo o seu líder e mestre, fez aquilo que era costume dos escravos fazerem: Lavou-lhe os pés! Seu nome: Jesus Cristo.
Ele podia ter lavado as mãos; podia ter desistido da Humanidade; podia ter-Se vingado das Suas criaturas. Seria mais cômodo. Escaparia ao sofrimento. Seria até legítimo. Mas não o fez. Ao contrário, lavou os pés aos discípulos. Serviu todos à Sua volta e deu a Sua vida em resgate.
A escolha de qual a atitude a tomar continua a ser o nosso desafio: Vamos dar lugar à indiferença e lavar as mãos, ou vamos dar lugar ao amor e sujar as nossas mãos, lavando os pés dos outros?
"Que não sejas uma vítima. Que não sejas um perseguidor. Mas acima de tudo, que não sejas um espectador." (Museu do Holocausto - Washington D.C.).

Sem comentários: