sábado, 18 de novembro de 2023

CULTURA DE HONRA

     Honrar segundo o dicionário significa “dignificar, distinguir”, isto é, mostrar consideração especial a alguma pessoa. Tratar com honra implica em homenagear e logo pensamos em alguma cerimônia em que formalmente honramos. Isso é importante, mas não é tudo. Honrar é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que, por exemplo, os nossos pais ocupam.

A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões do seu presidente, mas ainda assim devem respeitar a sua posição como líder do seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar os seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não.

Honrar é mostrar consideração especial. Honrar é perceber, reconhecer o valor e cuidar.

Naturalmente existe algo dentro de nós que se revolta contra a ideia de honrar as pessoas. Dizemos, muitas vezes com ar de “espirituais”, que honraremos apenas Deus. Sentimos que é nosso dever manter os outros humildes a fim de que o orgulho não os domine. Na realidade, é o nosso orgulho que nos domina, alimentado pela inveja que sentimos do sucesso dos outros.

 

Vejamos o que diz a Palavra de Deus:

Os presbíteros que governem bem, sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.” 1Timóteo 5:17

Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.” 1Timóteo 6:1

Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.” 1Pedro 2:17

Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco, como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” 1Pedro 3:7

Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus: Eu Sou o Senhor.” Levítico 19:32

O próprio Senhor concede honra às pessoas (“Se alguém me serve, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, meu Pai o honrará.” João 12:26).

 Assim, se o Senhor não tem dificuldade em honrar as pessoas, considerando a sua grandiosa glória, por que somos tão aptos a desonrá-las?

Devemos orar para que o nosso lar seja um lugar onde os filhos honram os pais, e o marido e a esposa se honram, e honram os filhos! Devemo-nos estimar e atribuir valor uns aos outros, pois a honra cria uma proteção espiritual contra os ataques do inimigo, os quais, de outro modo, danificam a nossa qualidade de vida. O único mandamento com promessa diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dará.” Êxodo 20:12

A honra liberta o poder de Deus, ao passo que a desonra o impede grandemente. O Senhor Jesus ensinou: “Não há profeta sem honra senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:57,58).

As pessoas da terra onde Ele nasceu não o honraram, e Jesus chamou a sua falta de honra de “incredulidade”. A forma crítica e desonrosa com que os conterrâneos de Jesus o viam desabilitou-lhes a capacidade de receber os dons que Deus queria que recebessem através d’Ele. Em outras palavras, quando desonramos um homem ou uma mulher de Deus, impedimos que o poder de Deus aja por intermédio deles.

Um dos maiores empecilhos para o reconhecimento de Cristo em nós são as nossas falhas. Mas as nossas falhas não são limitação para Deus. João Marcos abandonou Paulo e Barnabé, mas Barnabé viu o potencial de Cristo nele e o honrou, não pelo que tinha feito, mas pelo que poderia ser – pelo seu destino (Atos 15:36-39). E que destino este Marcos, autor do segundo evangelho, no fim, pôde alcançar!

Honrar alguém não nos diminui, apenas eleva a outra pessoa. Não é um ato de temor, mas de humildade.  

Precisamos de aprender a não julgar as pessoas segundo a carne, mas a honrá-las de acordo com os olhos da nova criação!

Sem comentários: