sábado, 24 de janeiro de 2026

DEUS O RESTAURADOR

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havermos padecido um pouco, ele mesmo vos  aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.”

1Pedro 5:10

Deus é o grande Restaurador, capaz de levantar o que está em ruínas, tanto em nações (Israel) quanto em vidas individuais, chamando o Seu povo para ser agente de cura e renovação, com fé, oração e coragem para edificar sobre alicerces novos, mesmo diante de desafios e inimigos, como vemos em Isaías 58:12: “ E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.”

Deus nos restaura para que possamos restaurar, levantando os fundamentos antigos e reconstruindo os muros, sendo chamados "Reparador de Brechas" (Isaías 61:4).

A Importância da Oração e Coragem: Neemias é um exemplo de como a reconstrução começa com oração e decisão, mesmo com oposição, unindo fé e trabalho (“As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza. Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. “Neemias 1:1-4).

 A reconstrução não é só física, mas também da alma, das emoções e da fé, com Deus transformando o lugar de dor em superação (“Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Traz-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” Salmos 126:1-6).

Mesmo após grandes perdas, Deus pode restaurar, dando alegria e esperança, fazendo algo novo em nós!

Sem comentários: