quarta-feira, 17 de maio de 2017

A VERGONHA NÃO É O NOSSO FUTURO

Cada um de nós tem um passado. “Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne: pois, que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundície e maldade para a maldade…” (Romanos 6:19): Cada um de nós tem experiências que queremos deixar para trás, porque podem se transformar em vergonha. “Porque quando estávamos na carne, as paixões dos pecados obravam em nossos membros para darem fruto para a morte.” (Romanos 7:5). Sentimos vergonha quando estamos conscientes da nossa maldade. “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Palavra de Deus.” (Romanos 7:21). Vergonha é tóxica e tem sido descrito como o pantanal da alma. Muitas pessoas vivem numa posição derrotada de vergonha, mas quando cremos em Jesus, a vergonha não é o nosso futuro. Vergonha nos define por aquilo que fizemos;  A justiça de Deus nos define por aquilo que Ele fez. Jesus pagou o salário do nosso pecado através da Sua morte e nos libertou da condenação, para que possamos caminhar em liberdade com Ele. “Portanto, agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.” (Romanos 8:1).
A justiça de Deus molda a nossa vida. O pecado e a vergonha já não definem quem somos. “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Lei, mas debaixo da Graça.” (Romanos 6:15).
Através da graça e da vida em Jesus, nós governamos as nossas vidas pela Sua justiça. Nós escolhemos viver de acordo com a justiça de Deus e não mais pela nossa maldade. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus…” (Gálatas 2:20).
Quando cremos plenamente em Jesus, nós nos recusamos a praticar o que fazíamos no passado e que nos envergonha. “Porque, se torno a edificar aquilo que destrui, constituo-me a mim mesmo transgressor.” (Gálatas 2:19). Ninguém pode colocar vergonha nós, quando o nome de Jesus é colocado em nós. Nós agora vivemos pelo que é certo com Ele, em vez do que está errado connosco. “Porque Aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou em mim também com eficácia…” (Gálatas 2:8). “Porque eu sei em quem tenho crido…” (2Timóteo 1:12)
O Evangelho nos liberta e nos dá vida. Vergonha é a nossa resposta à condenação, enquanto a fé é a nossa resposta ao Evangelho. Não há condenação em Jesus. Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, todas as acusações e condenações saem e nós somos conhecidos apenas por aquilo que Deus fez por nós. “Mas em todos os lugares a vossa fé se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma. Porque eles mesmos anunciam a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro.” (1Tessalonicenses 1:8,9).


Vivamos livre pela fé em Jesus. É na nossa alma, onde as nossas maiores batalhas são travadas e onde as nossas maiores vitórias são conquistadas. É a vontade de Deus sermos livre da vergonha, da culpa, dos erros, das falhas e da condenação. É pela fé em Jesus que recebemos Graça, Perdão e Justiça de Deus. Vamos caminhar livres, de pé, redimidos e entrar futuro de alegria com Ele, acreditando plenamente no que Ele fez por nós.

Sem comentários: