sábado, 6 de julho de 2019

COMUNHÃO

Já pensastes no motivo porque algumas espécies de aves, quando voam em conjunto nas viagens de migração, voam em "V" e não simplesmente ao acaso? É porque sabem que, para aguentar as longas viagens migratórias, precisam de voar em grupo. Os cientistas dizem que seguir em "V" aumenta em 71% a capacidade de voo das aves. Cada vez que um pássaro bate as asas, cria ondulação suficiente no ar para que o que vem a seguir possa subir mais facilmente, dando-lhe estabilidade, minimizando o seu esforço e conservando a sua energia. Um pássaro, por si mesmo, nunca conseguiria terminar o percurso; mas, quando viajam em "V", todos, do mais velho ao mais novo, do saudável ao debilitado, chegam ao fim do percurso. Por outras palavras, alcançam colectivamente o que nunca poderiam conseguir sozinhos.
Quando a Bíblia diz para que "Não deixemos de nos congregar..", está a exortar-nos para que sigamos em "V". Independentemente da nossa posição social, da nossa chamada, dons ou nível de maturidade, podemos ter a certeza de que não fomos criados para "voar" sozinhos. Somos membros do Corpo de Cristo, criados para trabalhar em conjunto uns com os outros (1Coríntios 12:21). Por vezes a desorientação ou a autoconfiança podem levar um pássaro a afastar-se do grupo. Rapidamente as suas asas tornam-se pesadas de exaustão e ele começa a perder altitude. Alguns conseguem voltar para o grupo, que continua a voar em "V", e recuperam o ritmo perdido, mas outras não e acabam por perder-se.
O Senhor Jesus disse: "Olhai para as aves do céu..." (Mateus 6:26). Por isso, vamos seguir em "V" (comunhão com os irmãos) sem hesitações!

Sem comentários: