segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ENTENDER QUE A PREOCUPAÇÃO É VÃ

A preocupação não contribui em nada para a resolução daquilo que nos preocupa. Pelo contrário, concentra-nos nos problemas em vez de na solução; faz-nos pensar que a dificuldade é maior e extrai-nos energias, que são despendidas apenas em ânsias, em vez de planeamento e ação eficazes. Ou seja, piora a situação.
A preocupação é como o crime: Não compensa! Então porque é que as pessoas ainda se preocupam tanto? Pelas mesmas duas razões que levam pessoas a cometer crimes: Primeiro, porque persistem em acreditar que é vantajoso. Pensam nas vantagens que isso lhes pode trazer em vez do facto de se tornarem presos...presos no seu interior, presos em estabelecimentos prisionais. Segundo, porque já não sabem fazer outra coisa. Alguns, estão tão habituados a uma vida de crime, que já não conseguem fazer algo diferente. Precisam de uma terapia ou reabilitação.
As pessoas preocupam-se pelas mesmas razões. Persistem em acreditar que se não se preocuparem nada se resolverá. Como as coisas não se resolvem, multiplicam a preocupação. Por outro lado, estão tão habituadas, que é difícil quebrar esse hábito. Tornou-se um vício. Precisam de entender que o que precisa de mudar não é a situação que é o objeto da preocupação, são os seus hábitos de pensamento.
Aceita, de uma vez por todas, que a preocupação é inútil e remove-a dos teus pensamentos.

Sem comentários: