domingo, 21 de agosto de 2022

OUVINDO DEUS FALAR

     Deus fala! Deus fala nas circunstâncias, transformando igrejas e indivíduos. Para ouvir a voz de Deus, nós precisamos de nos livrar do barulho. O barulho dentro dos nossos corações e cabeça - angústia, preocupação, ansiedade – e também o barulho fora de nós - conversas, negatividade, tagarelice - pode tornar difícil ouvir a voz de Deus. É importante criar margens na nossa cabeça e coração para que possamos ouvir o que o Espírito de Deus está nos dizendo. “Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar; tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” (Tiago 1:19,20).

A oração é um diálogo. Devemos deixar espaço para Deus falar-nos. Se nós vivemos as nossas vidas sempre falando, em vez de, também, ouvirmos, podemos perder o que Deus e os outros estão dizendo.

 Quando ouvimos a voz de Deus, recebemos orientação e direção da Sua parte e, não só aprendemos e crescemos, mas também podemos ouvir e ajudar o grito dos que nos rodeiam. Quando ouvimos, somos capacitados a viver as nossas vidas na medida que Deus quer que vivamos. 

Para ouvir Deus é necessário uma vida equilibrada com a Sua Palavra e o Seu Espírito. Se vivemos permanentemente irritados, obsessivos e com falta de confiança, que faz aumentar o ruído, torna-se difícil ouvir Deus. “Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vos converterdes, e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.” (Isaías 30:15).

Se vivemos uma vida desequilibrada, nós tornamo-nos um desafio para as relações com as pessoas que Deus quer que tenhamos. Mas em todas as situações podemos cheios do Seu Espírito e adotar as qualidades de Jesus. “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” (2Coríntios 3:2).

Quando Deus toca as nossas vidas sentimo-nos amados, confiantes e fortalecidos. Quando vivemos pelo Espírito de Cristo e adotamos a delicadeza de Deus, Ele remove as nossas inseguranças, arrogância e orgulho. No sossego, força e confiança nós temos ouvidos sintonizados com a voz de Deus e vivemos vidas dignas da Sua vocação que falam a mensagem do Seu amor para aqueles ao redor de nós.

Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” (1Samuel 3:10).

Sem comentários: