sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Salmo 23

Vs.1 – Significa que não me faltará nada que for necessário à realização da vontade de Deus na minha vida, e que me contentarei com a provisão e o cuidado do Bom Pastor, mesmo em tempos pessoalmente difíceis.

Vs.2 – Porque o Pastor está presente e perto de mim, posso deitar-me em paz, livre de todo o medo. O meu descanso na Sua presença terá lugar em “verdes pastos” (Palavra de Deus) que são indispensáveis a uma vida abundante.

Vs.3 – Quando fico desanimado, o Bom Pastor reaviva e revigora a minha alma, mediante o Seu poder e graça. Guia-me por meio do Espírito Santo nos caminhos por Ele escolhidos, que se conformam com os Seus alvos de santidade. Correspondo obedecendo. Sigo o Pastor, ouvindo a Sua voz (João 10:3,4) e não seguirei a voz de estranhos (João 10:5).

Vs.4 – Em tempos de perigo, dificuldade e mesmo de morte, o crente salvo não teme mal nenhum, porque Deus está com ele. A vara (um pedaço de pau curto) é uma arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, o poder e autoridade para trazer a ovelha para perto do pastor e guiá-la no caminho certo, ou para removê-la em caso de perigo. A vara e o cajado de Deus, dão-nos a certeza do Seu amor e orientação para a nossa vida.

Vs.5 – Apesar do crente estar em luta diária contra a sua carne, o diabo e ter à sua volta uma sociedade pagã, a graça de Deus que ele recebe, capacita-o a viver e a regozijar-se na presença de Deus. Ele pode saciar-se à mesa do Senhor com fé, ações de graça e esperança, em perfeita paz e protegido pelo sangue de Jesus. Ele “unge-nos” com o Seu Espírito, e nós “transbordamos”.

Vs.6 – “Misericórdia” refere-se ao fiel amor e à bondade de Deus. Em qualquer situação o crente pode confiar que o Bom Pastor dará com que todas as coisas cooperem para o seu bem. O alvo daquele que segue o Senhor e desfruta da Sua bondade e misericórdia, é um dia estar com Ele eternamente.


Sem comentários: