quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Salmo 90

Este Salmo de Moisés, concede preciosas lições a todos os que perceberam que somos mal orientados se não buscarmos instrução da parte de Deus. A vida é uma escola. Ela ensina-nos a ser inteligentes, calcular riscos, a investir para recebermos mais e especialmente a cuidar de nós mesmos. Mas não é exactamente isso que o vs.12 nos recomenda. Uma vez que o profeta foi inspirado por Deus estamos certos de que essa orientação não pode ser encontrada em nenhuma outra escola.

          Este versículo é uma oração. o tempo não pára. Ele passa. Alguns só se preocupam com o envelhecimento quando reparam quando os anos já passaram. Não ouviram a advertência do pregador: “Lembra-te do Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias…” (Eclesiastes 12.1). Os dias desperdiçados são justamente os que não trouxeram nenhuma lição sábia ao coração. Mesmo que a maioria das pessoas despreze a instrução que vem da parte de Deus, o crente fiel pede que Deus o ensine o que tem importância eterna.

          A sociedade valoriza a informação e a inteligência. Na óptica desta sociedade em que vivemos, quem sabe mais pode resolver problemas mais eficientemente e, assim, tem vantagem. A sociedade reputa mais feliz quem desfruta mais privilégios neste mundo globalizado que promove e enriquece os melhores. Valores secundários, tais como cuidados especiais aos marginalizados e esquecidos têm menos importância. E nem se fala da busca do Reino de Deus em primeiro lugar.

          Neste Salmo, Moisés pede a Deus que ensine a contar os dias, para alcançar um coração sábio. Consideremos alguns elementos chaves nessa oração:

- Somente Deus conhece quantos dias restam da nossa vida. A certeza da morte é inegável. Igualmente certo é o facto de que ninguém sabe em que dia ela virá. Deus, nosso Professor Supremo, conhecedor de todas a coisas, marca a carga horária nesta escola da vida. Ele é quem assina o diploma ou reprova os alunos.

- Os melhores alunos pedem ajuda a Deus para evitar o desperdício do tempo. Dias não contados referem-se a dias não aproveitados, horas em que nada se fez ou não se aprendeu nada de valor. Nenhuma palavra de encorajamento emanou da boca e nenhuma influência sadia impediu alguém de ir em direcção a Deus.

Conclusão: A pessoa que quer aprender a sabedoria de Deus avalia tudo à luz da eternidade.

Sem comentários: