segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

DEUS É LUZ

 O caráter de uma pessoa estará determinado necessariamente pelo caráter do “deus” a quem adora e, portanto, João começa descrevendo a natureza do Deus que é Deus e Pai de Jesus Cristo, e a quem todos os cristãos adoram. Deus — diz João — é Luz, e n’Ele não há trevas. O que nos diz, pois, a afirmação de que Deus é Luz?

(1)Diz-nos que Deus é glória e esplendor. Não há nada tão glorioso como um brilho de luz que penetra nas trevas. Dizer que Deus é Luz nos fala do esplendor e da radiante glória de Deus (“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.” Apocalipse 22:5).

(2) Diz-nos que Deus nos revela. A luz vê-se. A mais genuína característica da luz é que se difunde por si mesma, iluminando as trevas que a rodeiam. Dizer que Deus é luz significa que não há nada secreto, furtivo, encoberto ao redor. Deus quer que os homens O aceitem e O conheçam (“Porque Deus quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” 1Timóteo 2:4).

(3) Fala-nos da pureza e da santidade de Deus. A luz clara é o autêntico símbolo da sua pureza resplandecente. Não há trevas que ocultem algum mal secreto em Deus; nem sombra de nada que essa luz tema. A evidência de que Deus é Luz surge para nós da pureza imaculada e a imaculada santidade do Deus totalmente Santo (“Eu Sou o Senhor, vosso Santo, o Criador, vosso Rei.” Isaías 43:15).

(4) Fala-nos do guiar de Deus. Uma das mais importantes funções da luz é guiar e tornar fácil o caminho; assinalar o caminho para partir. O caminho iluminado é o caminho sem tropeços. Dizer que Deus é Luz significa dizer que Deus oferece guia aos passos do homem (“O Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos, e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.” Isaías 58:11).

(5) Fala-nos da qualidade reveladora na presença de Deus. A luz é a grande reveladora das falhas que as sombras ocultam e só ficam a descoberto pela luz. Manchas que nunca poderiam ver-se na escuridão ficam a descoberto pela luz (“…nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.” Mateus 10:26). A luz revela as imperfeições de qualquer material ou trabalho do homem. Da mesma maneira ficam à vista de Deus as imperfeições da nossa vida.

Conclusão: Nós nunca poderíamos conhecer a nossa situação anterior, antes de aceitarmos Jesus Cristo como nosso Salvador, até vê-la na reveladora luz de Deus! (Atos 2:37).

Sem comentários: