segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A Ceia do Senhor: Passado, Presente e Futuro

 1Coríntios 11:23-28

Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com Ele da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro.

Passado: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro da nossa salvação. Cada um que participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial. A palavra "indignamente" é frequentemente mal-entendida. Ela não descreve a dignidade da pessoa. Esta palavra descreve o modo de participar.

Presente: Quando meditamos no terrível preço que o Senhor Jesus pagou para nos redimir dos nossos pecados, a nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida. É imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu significado, condenamo-nos diante de Deus.

Futuro: Entendemos que a morte do Senhor Jesus é a base da nossa esperança, e assim proclamamos a nossa fé nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para a nossa salvação eterna. A pessoa que não leva a sério esta comemoração está brincando com o sacrifício de Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo. Por esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor. 

          Porque o come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto, há entre vós muitos fracos e doentes.” 1Coríntios 11:29,30

Sem comentários: