sábado, 11 de março de 2023

ARREBATAMENTO DE ELIAS

     Deus revelou a Elias que seria arrebatado, e não só a Elias, como também a Eliseu e aos profetas (“Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.” 2Reis 2:3).

Assim também Deus através da Sua Palavra revela que Jesus virá arrebatar a Sua Igreja. Este facto está profetizado 318 vezes na Palavra de Deus.

Poderemos dizer como Eliseu "Eu também sei"? Não sabemos nem o dia nem a hora, mas devemos estar preparados para a qualquer momento subirmos. A nossa atitude deve ser como a de Elias, ou seja, devemos estar em plena atividade até ao dia do arrebatamento. Elias estava sempre preparado e não precisava de tempo para uma preparação especial, pois para ele serviço divino era expressão de uma vida em íntima comunhão com o Senhor.

Na vida de Elias encontramos três lugares que ele visitou no seu último dia aqui na Terra, que para nós tem muito significado espiritual.

- Gilgal (“Sucedeu, pois, que, havendo o Senhor de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal.” 2Reis 2:1) - Era o lugar onde Elias estava quando recebeu a notícia que iria ser arrebatado. Foi em Gilgal que Samuel sacrificou (“Tu porém descerás de diante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.” 1Samuel 10:8). Este lugar simboliza o Calvário, onde o Senhor Jesus foi sacrificado para que nós fossemos os escolhidos (Josué 5:9).

- Betel (“E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel…” 2Reis 2:2) - Foi o primeiro lugar onde Elias foi enviado. Betel foi o lugar onde Jacó mandou que todos os deuses estranhos fossem tirados (Génesis 35:4,5). E isto é importante que aconteça em cada um de nós antes que Jesus venha. (“Ora amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temos de Deus.” 2Coríntios 7:1)

- Jericó (“E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó…”2Reis 2:4) - O segundo lugar para onde Elias foi enviado. Este lugar lembra-nos a vitória do povo de Israel (Josué 6:20,21), e a Bíblia diz que aquele que vencer se irá assentar no trono com o Senhor (“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no Seu trono.” Apocalipse 3:21).

- Jordão (“E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão…” 2Reis 2:6) - O último lugar a ser visitado. O rio Jordão era o rio divisório para a terra de Canaã (Josué 3:15-17). Sendo esta terra um símbolo da vida em abundância dada pelo Espírito Santo. É importante que tenhamos sempre a operação do Espírito Santo como uma realidade na nossa vida (Romanos 8:9), pois só assim as nossas candeias poderão estar acesas (Mateus 25:7).

Quando Elias foi arrebatado, foram enviados 50 homens a procurá-lo (2Reis 2:16), mas depois de 3 dias de busca regressaram sem o encontrar (2Reis 2:17). Quando Jesus nos levar, também não adianta as pessoas nos procurarem, pois também não nos vão encontrar, pois já estaremos para sempre com o Senhor!

Sem comentários: