sexta-feira, 31 de março de 2023

AS TRÊS ÁRVORES

      Havia, no alto de uma montanha, três árvores que sonhavam sobre o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando para as estrelas, disse: “Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros!”.

A segunda, olhando para o rio, suspirou: “Eu quero ser um navio grande e transportar reis e rainhas!”.

A terceira, olhou para o vale, disse: “Eu quero ficar no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus”.

Muitos anos se passaram e, um dia, uns lenhadores cortaram as árvores, e todas as três estavam ansiosas para serem transformadas naquilo que sonhavam.

Aquela que queria ser o baú mais precioso do mundo acabou sendo transformada numa manjedoura de animais, coberto de feno.

Aquela que queria ser um navio grande e transportar reis e rainhas virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

E aquela que queria crescer sobre todas as demais árvores e fazer as pessoas se lembrarem de Deus foi cortada em vigas grossas e colocada num armazém.

Então, todas perguntaram, desiludidas e tristes: “Porque é que isto nos aconteceu?”. Mas, a história dessas árvores não acaba assim.

Numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebé recém-nascido naquela manjedoura, e de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo, como tanto sonhara. “E [Maria] deu à luz a seu filho primogénito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:7).

A segunda árvore acabou transportando um Homem que terminou dormindo no barco, mas, quando a tempestade quase afundou o barco, o Homem levantou-Se e disse: “Paz”. E, num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o Rei do Céu e da Terra! “E [os discípulos] sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41).

Algum tempo mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando as suas vigas foram unidas em forma de cruz e um Homem foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado, não um homem qualquer, mas um Homem que seria o presente de Deus para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e do Seu Filho ao olharem para ela. “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1Coríntios 1:18).

As árvores haviam tido sonhos e desejos... Mas, a sua realização foi infinitamente maior do que haviam imaginado. Não importa o tamanho do teu sonho, da tua visão, acreditando, a tua vida ficará muito melhor de ser vivida.

 “Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”

Efésios 3:20

Então, nunca penses que é tarde demais. Nunca

Sem comentários: