A presença do Espírito Santo no salvo não é o Batismo no Espírito Santo (Romanos 5:5). Este versículo atesta que o Espírito Santo habita no crente salvo, como resultado da justificação, do arrependimento e conversão. Mas isto não é ainda a experiência do batismo no Espírito Santo.
Os
crentes em Samaria (“Mas, como cressem
em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo,
se batizavam, tanto homens como mulheres.”
Atos
8:12) já eram salvos pela
pregação de Filipe e, portanto, já possuíam o Espírito Santo, mas ainda não
eram batizados no Espírito Santo. Só foram batizados com a ida de Pedro e João
(“Os Apóstolos, pois, que estavam
em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram para lá
Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que
recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas
somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e
receberam o Espírito Santo.” Atos 8:14-17).
Os crentes
em Éfeso já eram salvos, mas só foram batizados no Espírito Santo quando Paulo
foi lá e lhe impôs as mãos (“E sucedeu que,
enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões
superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes:
Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem
ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois
batizados então? E eles lhe disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse:
Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que
cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram
foram batizados em nome do Senhor Jesus. E. impondo-lhes Paulo as mãos, veio
sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas, e profetizavam.” Atos 19:1-7).
- O que pode
acontecer quando se vive sem o batismo no Espírito Santo?
. Perde-se muito da comunhão com Deus.
. Perde-se muito da edificação espiritual.
. Perde-se muito da vida vitoriosa que Deus quer que vivamos.
Conclusão:
. A promessa é para todos os salvos (“Porque a promessa diz respeito a vós, a vossos filhos,
e a todos os que estão longe, e tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” Atos 2:39)
. No Dia de Pentecostes todos os que estavam no
cenáculo foram batizados (“E
todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:4)
. Em casa de Cornélio, todos foram batizados (“E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviram a palavra.” Atos 10:44)
Deus
“aconselha” todos a serem batizados (“E não vos
embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Efésios 5:18)
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