sábado, 7 de outubro de 2023

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo e a caridade de cada um de vós abunda nuns para com os outros.”

2Tessalonicenses 1:3

Que grande elogio Paulo faz aos cristãos tessalonicenses! Ele dá nesta passagem uma imagem fascinante de um grupo de fiéis que estava crescendo em unidade e amor. Tanto individual quanto coletivamente, a fé e o amor dos tessalonicenses ofuscavam a fé e o amor de todas as outras igrejas. Estes cristãos não estavam somente perseverando na fé até que Cristo voltasse. Eles estavam aprendendo, agindo e crescido. E as suas vidas provavam isso:

E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor Jesus, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedónia e Acaia. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedónia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.” 1Tessalonicenses 1:6-8

De acordo com Paulo, eles eram o assunto de toda a igreja na Ásia. Eles estavam derretendo as suas ambições carnais. O Espírito Santo estava derrubando todas as barreiras raciais.

Além disso, eles não eram levados facilmente ao erro. Eles não permitiam que falsos mestres viessem ao seu meio e desviassem as pessoas com novas doutrinas:

Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão.” 1Tessalonicenses 5:4

Eles honravam grandemente a Palavra de Deus. Mas isso não impedia que outros crentes visitassem essa igreja extraordinária. Mas esses crentes não iam para se deslumbrarem com sinais e maravilha, ou para se espantarem com uma pregação poderosa. Não, eles iam testemunhar uma igreja que se movia em conjunto, como um corpo, no amor de Cristo. Eles queriam ver em primeira-mão, como é que eles estavam crescendo na graça e conhecimento de Deus, transbordando de alegria e cantando louvores a Deus.

Também nós devemos ter este crescimento espiritual contínuo na nossa vida.

Paulo descreve o nosso crescimento espiritual como obra do Espírito Santo:

Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2Coríntios 3:18

Ele está constantemente querendo renovar as nossas mentes, querendo mortificar a nossa carne e produzindo pureza para o nosso interior. Ele quer operar nos nossos corações para tirar a ira, a amargura, o ressentimento e todo o tipo de maldades. Ele nos quer fazer crescer em Cristo, para que tudo o que falarmos ou fizermos ser digno do nosso Deus!

Paulo exorta-nos. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo…” (1Coríntios 11:28); “Provai-vos a vós mesmos…” (2Coríntios 13:5).

Paulo está dizendo: “Testa-te a ti mesmo, Vê se estás andando de acordo com a Palavra de Deus.”

Temos de perguntar constantemente: “Estou mudando…para melhor?” “Estou tratando os outros com mais respeito?” “O meu falar está mais reto?” “Ainda estou reclamando, ou estarei a falar palavras que edificam e trazem fé a quem me ouve?”  Estou mais entusiasmado sobre o Senhor Jesus e a Sua Igreja a cada dia?” “Estou ainda preso a rancores, ressentimentos, raízes de amargura?”

Mostrem-me um crente que está sempre reclamando e murmurando, que nunca está agradecido, que não é ensinável, que está sempre com razão e eu mostro alguém cuja vida espiritual está atrofiada. Essa pessoa está murchando, ficando seca e improdutiva. A vida de Cristo nessa pessoa está a morrer!

Mas Deus envia o Seu orvalho e chuva sobre nós diariamente. Ele prometeu que todo aquele que tem fome e sede d’Ele será alimentado por Ele (Oséias 14). Ele quer alimentar a nossa alma, aprofundando as Suas raízes em cada um de nós!

Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto, não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o Seu Espírito Santo.”  1Tessalonicenses 4:7,8

Sem comentários: