sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

GUARDA O TEU ESPÍRITO

A Bíblia compara uma pessoa que não consegue conter o seu próprio espírito com uma cidade derrubada sem os seus muros (Provérbios 25:28). Isso deixa a cidade sem defesa e vulnerável para qualquer ataque. Da mesma forma, se "não cuidarmos" ou se não "contermos" o nosso espírito, somos como uma cidade com falhas na nossa fundação e buracos na nossa fortificação, abertos para qualquer tipo de ataque imaginável. 
O motivo pelo qual cada um de nós tem de assumir a responsabilidade pelo seu espírito é porque o nosso espírito prepara o caminho para a nossa vida. Um dos melhores conselhos que podemos receber é: "Nunca desenvolvas um espírito machucado." O teu espírito é a chave para o teu futuro e, a Bíblia diz que devemos guardá-lo com “toda a diligência" (Provérbios 4:23) (a Bíblia traduz a palavra para coração e espírito de forma comutável; pode-se trocar). Escolhas ruins, falta de sabedoria, instabilidade emocional, orgulho, amargura e falta de perdão são exemplos de coisas que enfraquecem e nos deixam abertos e vulneráveis para qualquer ataque. 
A Bíblia diz que Daniel tinha um espírito excelente. Foi essa qualidade que mudou a forma como o Rei Nabucodonosor olhou para Daniel, e ele foi favorecido e promovido (Daniel 6:3).
Da mesma forma que o espírito excelente de Daniel fez com que o rei o olhasse de forma diferenciada, se tu cuidares do teu espírito, poderás superar qualquer dificuldade que encontrares pelo caminho. Entretanto, se permitires que outras coisas dominem o teu espírito, elas vão-te impedir de viver tudo aquilo que Deus tem para ti.
A minha oração é que tu entendas o imenso valor do teu espírito e que te responsabilizes por guardá-lo diligentemente todos os dias. Responsabilidade por um coração puro, limpo e um espírito correto são indispensáveis para um relacionamento frutífero com Cristo. 

Sem comentários: