terça-feira, 29 de agosto de 2017

AS CIDADES DE REFÚGIO

As cidades de refúgio foram estabelecidas para a protecção de quem matasse alguém acidentalmente. O acusado de homicídio podia fugir para uma dessas cidades e ficar ali sob protecção, até ser julgado por um tribunal (Números 35:12). Se fosse declarado culpado de homicídio (Números 35:16-21). Se fosse réu de homicídio involuntário, devia permanecer naquela cidade até à morte do Sumo-sacerdote, e depois poderia voltar para casa em segurança (Números 35:22-28).
As cidades de refúgio eram seis, e todas elas apontavam para a pessoa do Senhor Jesus Cristo, pois Ele é o perfeito refúgio que nos salva da ira de Deus (Hebreus10:31).
- QUEDES (significa Santo).
Aponta para a santidade de Jesus. O Senhor veio ao mundo totalmente isento de pecado, venceu o pecado, a tentação e a morte. A Santidade de Jesus é um refúgio para todos os impuros (Zacarias 13:1; 1João 1:7,9).
- SIQUÉM (significa Ombro).
Aponta para Jesus, em cujos ombros o pecador cansado alcança protecção, descanso e paz (Lucas 15:5). A Bíblia diz: "O principado está sobre os seus ombros" (Isaías 9:6).
- HEBROM (significa Comunhão).
A humanidade espiritualmente falando, está afastada de Deus. Mas a Bíblia diz que o homem precisa de Ter comunhão com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo (1João 1:3). Como cidade de refúgio, Hebrom favorecia o homicida que se sentisse desamparado e só. A nossa alma deseja Ter comunhão com o Senhor (Salmo 42:1).
- BESER (significa Fortaleza).
O homem, além de ser um pobre pecador, é fraco e incapacitado. A nossa única força é o Senhor. É Ele que nos dá força para resistirmos, e vencermos, a tentação. Aquele que está no Senhor, mesmo que venha a chuva, os rios transbordem, soprem os ventos, esse crente não vai cair, pois está edificado sobre Cristo que é a Rocha (Mateus 7:25).
- RAMOTH (significa Exaltado).
Aponta para Cristo como aquele que foi, e é, exaltado entre os homens (Salmo 99:5) e pelo Próprio Deus Pai (Actos 2:33). É Ele que um dia vai exaltar aqueles que O exaltaram aqui na Terra, ou seja os humildes (Mateus 23:12).
- GOLAN (significa Gozo ou Triunfo).
Todos os crentes são tentados. É uma coisa que não podemos evitar, Mas o nosso triunfo sobre a tentação é o Senhor que nos dá. É d’Ele que vem a vitória quando somos tentados (1Corintios 10:13; 2Pedro 2:9).

CONCLUSÃO: Só em Jesus temos Santidade, Descanso, Comunhão, Segurança, Exaltação e Triunfo.

Sem comentários: