sábado, 3 de março de 2018

O CÂNTICO CERTO DO LADO ERRADO


Os filhos de Israel estavam desesperados! À sua frente o Mar Vermelho; as montanhas à esquerda e à direita; o faraó e o seu exército por trás. O povo de Deus parecia estar impotente. Havia pânico. Todos tinham medo. Moisés foi cercado por uma multidão em fúria (Êxodo 14:11,12). Mas, acreditemos ou não, Deus tinha criado esta situação (Êxodo 14:1-4). Mas ninguém imaginava o grande livramento que o Senhor tinha para eles! De repente o mar abriu-se e o povo caminhou pelo chão seco (Êxodo 14:22). Agora o povo de Deus via os seus inimigos, aqueles de quem eles tinham medo, espalhados pela praia. E ao verem aquilo que o Senhor tinha feito, a reacção deles foi entoarem um cântico ao Senhor (Êxodo 15:1-19).
Mas, eles até fizeram bem em cantar, mas o problema é que cantaram do lado errado!
O cântico deles não foi cantado com fé genuína, porque o cantaram somente do outro lado do Mar Vermelho, do lado da vitória e não do lado da provação!
Há dois lados dos nossos sofrimentos e tentações: O lado da provação e o lado da vitória! Todos os que duvidam podem cantar depois da provação ter passado e a vitória chegar.
Mas é no lado da provação que o Senhor deseja que aprendemos a cantar os Seus louvores. Ele, também, merece a nossa adoração no momento mais complicado, quando parece não haver saída, quando não há esperança.
A vitória de Israel foi oca, pois antes haviam murmurado, gemido, reclamado e chorado!
A nossa grande necessidade deste tempo é que todos aprendamos a entoar o cântico da vitória estando ainda na provação!
A nossa carne certamente irá “dizer”: Quem pode cantar quando tudo é tão grave? A nossa família não quer saber do Evangelho, os nossos filhos estão desviados dos caminhos do Senhor, etc. Quem pode cantar assim?
Mas atenção: Deus interessa-se pelas nossas amarguras, pelas nossas dores. Ele é um Pai que ouve as nossas orações. Mas chega a hora em que Ele nos vai perguntar como perguntou a Moisés: “Porque clamas a Mim? Diz aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14:15).
A prova que o cântico do povo de Israel foi era oco é que três dias depois eles voltaram aos velhos caminhos da dúvida e do medo (Êxodo 15:22-24).
O que fizeram antes foi suprir o medo. Eles nunca deram o golpe final na dúvida! (“Porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma parte para a outra. Não pense alguém que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:6-8).
O mundo “exige” de nós um cântico no meio das dificuldades (“Porque tenho para mim, que Deus a nós, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feito espectáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.” 1Coríntios 4:9).
Como está o mundo nos vendo e ouvindo? Que Deus estamos mostrando? Um que não nos responde? Que não faz caso de nós? Ou um que é Maravilhoso, Bom, Único?
Não deve ser o cego a ser curado ou o coxo a saltar que nos deve impressionar. O que queremos ver é nós a podermos cantar com alegria ao nosso Deus também nos momentos mais terríveis da nossa vida! Esse sim é que é um grande milagre!
Ama a Deus de todo o teu coração. Dá a Ele todos os teus problemas, toda a tua fé e confiança, e Ele te dará o cântico certo do lado certo!

Sem comentários: