segunda-feira, 18 de junho de 2018

A MENTE de CRISTO


Paulo diz haver dois tipos de pessoas: As naturais e as espirituais. Está completamente fora das possibilidades do homem natural compreender o Espírito, pois só quem tem a mente purificada pode fazê-lo (1Coríntios 2:14-16).
Assim o Espírito Santo, na altura da salvação, toma posse do crente, e este passa a possuir a "mente de Cristo". O homem que possui o Espírito Santo participa daquilo que é divino (Hebreus 3:14;12:10; 2Pedro 1:4).
Paulo fez uma afirmação ousada: "Nós temos a mente de Cristo". Por esta razão, o homem espiritual não vê as coisas da perspectiva do mundo, mas do ponto de vista de Deus (Ezequiel 40:4; 44:5).
Que acontece então quando se tem a mente de Cristo?
- Temos um maior desejo de sermos santificados
Certamente que ao desejarmos ser mais santos o nosso maior obstáculo é a nossa vontade própria não dominada, pois uma vida santificada significa andar de acordo com a vontade de Deus (Hebreus 12:14; 1Pedro 1:15). Mas há uma tendência no nosso coração em buscarmos a nossa maneira própria de fazermos as coisas. É esse jeito próprio que atrapalha a nossa santificação (Eclesiastes 7:29; Romanos 3:11).
Em Isaías 53.6 está resumido como era o nosso estado. O problema todo está no egoísmo da nossa natureza. E isso não pode ser perdoado, tem de ser crucificado (Gálatas 2:20).
Pode ser mais claro o ensino sobre o que temos de fazer com o nosso ego?
Outro empecilho à nossa santificação é a desobediência (Efésios 2:2). Obediência ao Espírito é imprescindível para uma vida de santificação (Romanos 8:14).
- Quando se tem a mente de Cristo, há o desejo dominante de que o nome e a glória do Senhor sejam honrados na nossa vida
A nossa oração deve ser sempre "Pai-nosso, santificado seja o Teu Nome", acrescentando "seja qual for o preço a pagar".
Quem tem este sentimento vive para que Deus seja glorificado (1Coríntios 8:6; 2Coríntios 4:11). E para que isso aconteça, é preciso que Deus seja o Senhor da nossa vida! Significa submeter o controlo da nossa vida a Ele (João 6:28).
Mentimos tanto no dia-a-dia quando dizemos confiar em Deus e vivemos ansiosos, aflitos, alterados, amedrontados e culpados (Mateus 6:25). Mentimos quando cantamos, "quero ser um vaso de bênção..." desde que não atrapalhe o horário de ver televisão, de namorar, da telenovela, etc. Mentimos quando cantamos "em mim vem habitar, ó vem Jesus..." desde que os colegas de trabalho, da escola, não O vejam vivendo em mim. Mentimos quando cantamos "sonda-me, ó Deus, pois vês o meu coração..." e guardamos um lugar da nossa vida onde o Senhor não pode entrar (Mateus 5:37).
Os exemplos de cantarmos uma coisa e vivermos outra são quase infinitos, no entanto um crente com "a mente de Cristo" deseja que o nome do Senhor seja exaltado na sua vida em qualquer circunstância (Actos 16:23-25).
- Quando se tem a mente de Cristo, tem-se igualmente o desejo de ver todas as coisas do ponto de vista de Deus
Ou seja. Tudo o que fazemos, dizemos e, até, o que pensamos é avaliado pela escala de valores do nosso Deus. Avaliar as coisas corno Jesus as faria, se tivesse no nosso lugar, é sinal de uma vida que é dirigida pelo Espírito Santo (Romanos 8:14). A Bíblia classifica a mente humana (natural) de carnal (Colossenses 2:18), que significa que nesse estado não pode compreender as obras de Deus. A mente natural é vaidosa (Efésios 4:17), corrupta, contaminada (Tito 1:15). Por outro lado, a mente dominada pelo Espírito Santo é regenerada (Romanos 12:2; Efésios 4:23), quer dizer gerada outra vez, refeita.
Apesar do pecado, a Graça de Deus agiu e purificou a nossa mente porque as obras do diabo são destruídas (João 3:8). A mente espiritual é equipada por Deus (Hebreus 8:10).
 É o intenso desejo de tudo ver e avaliar como Deus faz, o indício claro da operação do Espírito Santo numa vida com a mente de Cristo.
- Quando se tem a mente de Cristo, prefere-se morrer do que viver erradamente
O crente que se preocupa demais com as coisas materiais olha a morte com terror no coração (Salmo 73:19). Quando passa a viver pelo Espírito, torna-se quase indiferente para com o que é terreno, e torna-se mais cuidadoso com a qualidade da sua vida espiritual (Salmo 104:33).
O Novo Testamento ensina que a direcção da vida está em Cristo (João 14:6). As nossas acções devem ser realizadas na base da vida nova dada por Cristo. Viver erradamente como crente tem tristes consequências (Provérbios 14:12).
 Deixamos de receber as bençãos celestiais por falta de desejá-las. Ninguém se torna espiritual por si mesmo, somente o Espírito Santo pode converter alguém numa pessoa espiritual. A nossa mente natural na Mente de Jesus Cristo!

Sem comentários: