quinta-feira, 28 de junho de 2018

É CHEGADA A HORA!


O Senhor Jesus Cristo sabia que o Seu comportamento, e o que anunciava, jamais seriam aceites. Devido à Sua fama e aos Seus atos, o povo queria aclamá-Lo Rei. Mas para espanto de todos, Ele dizia que o Seu reino não era deste mundo! (João 18:36). As pessoas obviamente não entendiam a Sua linguagem.
Morrer pela Humanidade era o Seu objectivo fundamental e nada o desviaria desse objectivo. Então porque motivo Ele suplicou ao Pai para que esse cálice se afastasse d’Ele?
Teve essa atitude porque assumiu a Sua condição de Homem! Se sofresse e morresse como Filho de Deus, jamais poderíamos extrair experiências d’Ele, pois somos pessoas frágeis, inseguras e com enormes dificuldades para lidar com as nossas misérias; mas como morreu como o Filho do homem, podemos extrair do Seu sofrimento profundas lições de vida.
Naquele momento chegou a proferir uma frase esclarecedora: “…na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41).
O Seu ser interior, o Seu espírito estava preparado para morrer, pois era forte, estável e determinado. Porém, o Seu exterior, a Sua carne, era débil, frágil, fraca e sujeita a transtornos como qualquer ser humano.
É tremendo pensarmos que o Senhor Jesus, Homem, teve a coragem de dizer que estava profundamente angustiado e que teve a grandeza de clamar a Deus Pai que afastasse d’Ele o Seu martírio. Alguns gostam de ser “deuses”, mas o Filho de Deus, gostava de ser Homem!
As Suas palavras revelam que não representava uma peça, mas queria ser Ele mesmo. O Senhor Jesus era tão grande e desprendido que não tinha necessidade de simular o que sentia.
Submeteu-Se ao Pai, não por imposição d’Ele, mas por Amor. Um amor que excede o entendimento! A vontade do Pai prevaleceu sobre a vontade do Filho. O Filho compreendeu que o cálice seria inevitável, por isso rendeu-Se à vontade do Pai. Ele não teve a Sua vontade atendida pelo Pai, mas mesmo assim orou. Porquê?
Porque aquele diálogo com o Pai sustentou-O. Irrigou a Sua alma com esperança, renovou-Lhe as forças para quando…chegasse aquela hora! João 12:23.

Sem comentários: