terça-feira, 3 de julho de 2018

A CRUZ DE CRISTO


Há uma história sobre um peregrino que ia para a Terra Prometida. Ele levava a cruz do seu mestre, fardo que carregava com alegria. No entanto, logo notou que quanto mais andava mais a cruz se tornava pesada. Sentindo-se cansado, sentou-se e reparou que havia um lenhador ali perto. E pedi-lhe para usar o seu machado, para encurtar a cruz, e assim fez.
Logo se fez ao caminho, andando agora mais rapidamente. A cruz estava mais curta, e o seu fardo mais leve. Mais à frente avistou a Terra Prometida. Mas ao aproximar-se apercebeu-se que havia um profundo abismo que o separava do outro lado. Então decidiu usar a cruz para tentar transpor o abismo. E embora tentasse tudo o que era possível para colocar a cruz sobre o profundo abismo, faltava-lhe o exacto comprimento que ele tinha cortado! Naquele momento o peregrino acordou. Era tudo um sonho! E, com os olhos cheios de lágrimas abraçou a cruz junto ao peito. A cruz estava tão pesada como antes, mas ele agora a suportava com a maior alegria. E prometeu a si mesmo que a suportaria por todo o caminho até à Terra Prometida!
É claro que não entraremos no céu por carregar uma pesada cruz, mas por confiar que somente o Senhor Jesus Cristo é capaz de nos dar a salvação. Mas ao sermos salvos, somos chamados para carregar a nossa cruz (“E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me.” Lucas 9:23), e quanto mais leve a nossa cruz, mais fraco será o nosso testemunho.
Quanto melhor compreendermos o que a cruz significou para o Senhor Jesus, melhor compreenderemos o que ela deve significar para nós. Devemos aprender que para Ele a cruz significou algo completamente diferente dos conceitos sentimentais que muitas vezes acompanham o símbolo usado em muitos lugares.
Se olharmos cuidadosamente para a cruz de Cristo vamos nos ver a nós mesmos, com todas as nossas necessidades, pecados e enganos. Felizmente, é na cruz de Cristo que Deus opta por retirar a Sua ira de todos aqueles que crêem que Jesus Cristo levou sobre Si todos os pecados (“Havendo riscado a célula que era contra nós nas Suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Colossenses 2:14).
Ninguém experimentará o favor eterno de Deus se se desviar da cruz de Cristo. A cruz é a dobradiça sobre a qual gira a porta da História da Humanidade. Os profetas do Antigo Testamento apontaram para ela. Os discípulos do Novo Testamento a proclamaram. A cruz é o cerne da mensagem da Igreja e o coração do nosso poder para combater as trevas.
Não existem últimas palavras tão importantes quanto as proferidas pelo Senhor Jesus na cruz (“”Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.” Lucas 23:34). As Suas feridas não foram tratadas para que as nossas fossem. As Suas aflições foram imensas para que as nossas fossem levadas embora.
A cruz foi o maior acto de Deus para nos alcançar, e é aqui que nos identificamos mais intimamente com Cristo.
A cruz lembra que a nossa auto condenação tem um fim. Já não precisamos de ficar lembrando o passado, pois foi lá que fomos perdoados de todo o nosso passado!

Sem comentários: