sábado, 22 de setembro de 2018

O NAVIO DO EVANGELHO


Para definir a brevidade da vida, Jó assemelhou a sua a um correio, a um navio e a uma águia. Ele observava os carteiros na sua pressa diária de levar e trazer mensagens e disse: “E os meus dias são mais velozes de que um correio…”; Ele via os navios a saírem do porto com as suas cargas e disse: “Meus dias passam como navios veleiros…”; E via a águia caindo sobre a sua presa e disse: “Meus dias passam como a águia que se lança à comida…” (Jó 9:25,26).
E nós, os “Jós modernos”, podemos também comparar os nossos dias com estas coisas. Mas vamos focar-nos apenas no exemplo dos navios.
Vamos pensar sobre a vida como uma viagem através do oceano do tempo até ao porto da eternidade. Todos embarcámos no mar da vida, e ninguém sabe o quão perto está o porto de desembarque.
Cada um de nós tem de fazer esta viagem. Estamos aqui no mar do tempo e não podemos voltar atrás para alterar a nossa embarcação que começou com o nosso nascimento e termina com a nossa morte aqui. A morte não é uma evasão da existência, é, sim, desembarcar nas praias da eternidade.
A viagem não é fácil, por vezes o tempo está difícil. Há ondas fortes de tentação, tempestades que ameaçam nos tirar do curso certo e nos mandar para o desespero. O mar está infestado de criaturas perigosas que tentam devorar a nossa alma.
A nossa necessidade é a de um “navio” que seja capaz de nos levar ao porto celestial e de um Piloto que conheça o caminho e em qual possamos confiar.
É necessário que todos nós examinemos o navio em que estamos navegando, e vejamos se é seguro!
Religiosamente falando, a Humanidade está dividida em muitos grupos os quais navegam em muitos navios:
O NAVIO “NÃO HÁ DEUS” (“Disse o néscio no seu coração: Não Há Deus!” Salmo 14:1).
O NAVIO “NÃO EXISTE INFERNO” (“O caminho do tolo é reto aos seus olhos…” Provérbios 12:15).
O NAVIO “DAS BOAS OBRAS” (“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8).
O NAVIO “DO FANATISMO” (“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12). Há quem proclame que a salvação está na sua igreja ou denominação, mas esta SÓ está em Jesus Cristo!
O NAVIO “DO EVANGELHO
Vamos olhá-lo e descrevê-lo:
ELE É CAPAZ DE NAVEGAR – Os passageiros estão salvos de qualquer perigo. As ondas fortes da tentação não os varrerão do convés. O Capitão não deixará que os passageiros sejam tentados além do que podem suportar. Nada os separará do amor de Cristo. Estão salvos do inferno, porque Jesus se fez propiciação pelos seus pecados.
A PASSAGEM É A MESMA PARA TODOS E NÃO HÁ REDUÇÃO DE PREÇO – É muita cara. O ouro e a prata não podem pagar uma passagem para este navio. Ela tem de ser paga pela moeda da justiça de Deus. Os passageiros não estão neste navio pelo resultado das suas obras, mas pelo resultado do trabalho consumado por Cristo no Calvário!
Tudo já foi pago pelo Senhor Jesus Cristo. O preço foi pago até ao destino final. Não há perigo de alguém ser lançado no meio do oceano. O Mestre do barco já pagou o preço por nós!

Sem comentários: