quinta-feira, 13 de outubro de 2022

AMOR de DEUS

     Deus é amor (1João 4:8-16). O amor é uma das emoções básicas do ser humano, como são o medo e a ira. O amor é a mais nobre das emoções, mas também a que mais facilmente poderá ser corrompida. O capítulo 13 de 1Coríntios é um hino ao amor, onde se demonstra como é o fruto do Espírito, sendo também parte da armadura do Cristão. O amor tem a sua origem em Deus e manifesta-se em Misericórdia, Graça, Longanimidade, Bondade, Paciência, Compaixão e Benignidade.

- Como representa a Bíblia o Amor de Deus?

. Nalguns casos através de parábolas (Cantares de Salomão; Lucas 15:11-32).

. Através da disciplina (Hebreus 12:6,7).

- Misericórdia. Antes de haver pecadores no mundo não era necessária a Misericórdia de Deus, mas agora é necessária. Deus tem misericórdia dos pecadores (Êxodo 34:7; Deuteronómio 5:10).

- Graça. Deus também demonstra Graça (2Timóteo 1:1; Tito 1:4).

- Longanimidade. É a paciência divina para com aqueles que merecem receber a ira de Deus. Mas Deus é tardio em irar-se (Romanos 3:25). Ele espera pelo pecador com paciência.

- Compaixão. Esta palavra significa “partilhar o mesmo sentimento”. O Senhor movia-se de íntima compaixão pelas multidões (Marcos 6:34). Ele ainda sente compaixão por nós (Hebreus 4:15).

- Benignidade. É o amor leal baseado nos Seus concertos com o Seu povo e a Sua Igreja (Jeremias 9:24).

Conclusão: Se tens medo, senão queres amar coisas como o dinheiro, o mundo, os prazeres carnais, pede a Deus mais do Seu amor, pois só o amor proveniente de Deus te pode libertar de todas estas coisas. Este amor de Deus não mede distâncias, nem esforço, nem dor. E que este amor se veja em cada um de nós nos relacionamentos com os outros!

Sem comentários: