sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A HISTÓRIA DA BÍBLIA

A Bíblia deve ser entendida não como uma seleção de histórias aleatórias, mas apenas uma história. É a história do plano de Deus para todos os povos e todas as pessoas do mundo.

          A Bíblia contém milhares de versículos e centenas de verdades, mas há dois temas principais que estão de um modo íntimo ligados para criar a história que flui ao longo de toda a Bíblia:

          A. A tarefa finalizada de Cristo A Redenção (“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno És de tomar o livro, e de abrir os seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.” Apocalipse 5:9).

          B. A tarefa inacabada da Igreja Missão (“E disse-lhes: Ide por todo o mundo; pregai o Evangelho a toda a criatura.” Marcos 16:15).

          Em Mateus 28:18-20, o Senhor Jesus deu aos Seus discípulos uma comissão que se tornou conhecida entre nós como a Grande Comissão: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.”

          O Senhor Jesus não estava dando uma nova revelação aos Seus discípulos, pois estava citando as palavras da aliança ditas a Jacó em Génesis 28:14: “E a tua semente será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra.

Nós fomos salvos para sermos missionários de Deus para as pessoas e povos do mundo. A Missão define a nossa existência na Terra como povo escolhido de Deus, e permanecerá assim até à volta do Senhor Jesus. A Igreja primitiva entendeu isso. A questão é se nós hoje também entendemos! (Atos 11:1-18).

    A globalização é o novo contexto em que a Missão está sendo realizada e é uma mudança no jogo. Sempre houve migração ao longo da história, mas nada como o que temos experimentado nas últimas décadas. Hoje, pessoas de outros países, culturas, estão trabalhando no mesmo local que os crentes, e por vezes já em maior número do que os nativos. Nas escolas estudam milhares de crianças e jovens, também de outras nacionalidades e culturas. E este é um facto novo do nosso tempo que precisamos de estar conscientes e atentos!

     Então como podemos fazer missão com Deus neste mundo globalizado? O Novo Testamento não faz distinção entre o sagrado e o secular. Ou seja, o que fazemos no nosso local de trabalho ou na escola, é tão sagrado como o que fazemos ao domingo na Igreja! Somos chamados a estar em missão com Deus 24 horas por dia!

Versículos que mostram o coração de Deus para as nações:

Anunciai entre as nações a Sua glória; entre os povos as Suas maravilhas.” Salmo 96:3

O Senhor desnudou o Seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da Terra verão a salvação do nosso Deus.” Isaías 52:10

“Mas desde o nascente do sol até ao poente será grande entre as nações o Meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao Meu nome incenso e uma oblação pura; porque o Meu nome será grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 1:11

          Em Mateus 24:14, encontramos que Missão e o “Fim dos tempos” estão ligados! “E este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”

Sem comentários: