terça-feira, 21 de julho de 2020

FOCADOS NO PRÉMIO

No exército de Israel, as conversas eram do tipo: "Viste aquele gigante?, perguntavam os soldados. "Tem insultado o exército de Israel." "O rei oferece uma grande recompensa a quem o matar, e dar-lhe-á a sua filha, e toda a sua família ficará isenta de impostos."
Havia muito foco no tamanho do gigante, nas palavras do gigante, na força do gigante, nas armas do gigante, na ameaça que ele constituía, etc. Por isso, o exército estava paralisado. Davi ouviu este comentários, mas não ficou focado no tamanho do gigante, ficou sim, com interesse no tamanho da recompensa. Por isso, nunca perguntou sobre as medidas do gigante, ou do currículo dele. A sua pergunta foi sobre a recompensa.
Esta atitude distingue vencedores de vencidos. Onde decidimos colocar o nosso foco? Nas ameaças ou nas oportunidades? No que podemos perder ou no que podemos ganhar?
Pensar no que podes perder é factor de paralisação. Pensar no que podes ganhar, focar num alvo, é combustível de ação. É ir buscar forças onde não há, é realizar o impensável, é invadir o impossível.
Não fiques bloqueado com a dor da batalha, ou com a pressão das dificuldades. Olha para o que foi prometido e corre, porque há uma gigante À tua espera...para cair!

Sem comentários: