quarta-feira, 16 de junho de 2021

FÉ SEM INTIMIDADE...NÃO É FÉ!

 

          A primeira pergunta que surge quando lemos este versículo é: O que é que o Senhor Jesus estaria a dizer com isto? Pois quando olhamos para a “Igreja” atualmente, vimos que nenhuma outra geração tem falado tanto em fé como a atual!

          É sermões, cursos, conferências, livros sobre fé enchem as prateleiras das livrarias, etc.

Hoje à “pastores” da fé, mestres da fé, movimentos da fé e até igrejas da fé!

Muitos atualmente humanizam totalmente a fé. Eles a descrevem como se ela existisse só para ganho pessoal ou para atender as necessidades pessoais. Oram para que o Senhor os abençoe, os faça prosperar ou lhes dê algo.

Este não é o tipo de fé que Deus deseja de nós, porque as necessidades de um mundo perdido não são consideradas por Ele.

                    Quando lemos Hebreus 11, encontramos um denominador comum na vida das pessoas mencionadas neste capítulo. Cada uma tinha um uma característica pessoal que denota o tipo de fé que Deus deseja. E qual era esse elemento? A sua fé havia nascido de uma profunda intimidade com o Senhor. Eles desejavam mais o Senhor de que qualquer coisa na vida.

          Vejamos dois exemplos que homens que andaram perto de Deus:

          1. Abel. A Bíblia diz: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” Hebreus 11:4

       Temos aqui neste versículo algo muito significativo: Foi o próprio Deus que testificou das ofertas de Abel! A Bíblia diz que Abel trazia das primícias do seu rebanho e da gordura deste (Génesis 4:4). A gordura aqui é um tipo de oração ou comunhão aceitável a Deus. Ela representa o nosso ministério junto do Senhor no lugar secreto de oração. O sacrifício e a gordura eram consumidos no altar. Isso quer dizer que Abel aguardava na presença de Deus até que o sacrifício subisse aos céus.

          Abel é um tipo do servo em comunhão com o Senhor, oferecendo-Lhe o melhor que possuía. Este exemplo ainda permanece hoje “…mesmo depois, ainda fala.”

          Como é que Abel obteve tal fé? Ele deve ter ouvido as conversas entre os seus pais (Adão e Eva). Dos grandes momentos de comunhão com Deus. Podemos imaginar o que se passava na cabeça de Abel ao ouvir estas coisas.

          Mas ao refletir sobre isto, Abel deve ter tomado uma decisão no seu coração. Ele não iria querer ficar agarrado a uma mera tradição passada a ele por seus pais. Ele teria de ter a sua própria experiência com Deus! Ele não queria ficar a ouvir de experiências que os outros tinham tido com Deus. Ele queria ter a sua! Queria conhecer este Deus pessoalmente, ter um relacionamento com Ele, ter comunhão com Ele.

          Este é exatamente o tipo de “gordura” que devemos oferecer a Deus hoje. Como Abel devemos-Lhe dar o nosso melhor, lá no lugar secreto de oração. E devemos lá estar até que as nossas oferendas de adoração e comunhão íntimas sejam “consumidas” e cheguem até ao céu em “aroma agradável”! (Levítico 3:16).

 

          2. Enoque. Enoque também desfrutou de íntima comunhão com o Senhor. Na verdade, a sua comunhão com o Senhor era tão íntima, que Deus o levou para a Sua glória muito antes do que poderia ter sido o fim da sua vida terrena. “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Hebreus 11:5

          As palavras iniciais deste versículo dizem claramente que Deus arrebatou Enoque por causa da sua fé. A no fim diz que a sua fé agradou a Deus.

          Hebreus deixa claro que Enoque estava tão ligado ao Pai, tão próximo d’Ele em comunhão, que Deus optou por levá-lo para Si. Foi como se Deus dissesse: “Não dá para progredir mais contigo dentro dos limites da carne. Para aumentar a minha intimidade contigo, tenho de te trazer para junto de mim.” Então Ele arrebatou Enoque a Sua glória (Génesis 5:24).

          Quanto mais nos aproximamos de Cisto, maior se torna o nosso desejo de viver inteiramente na Sua presença, e mais claramente nos começamos a aperceber que o Senhor Jesus é o nosso único fundamento real!

          Hebreus 11, fala de muitos outros cujo caminhar íntimo de fé agradou ao Senhor. Pela fé, estes servos forjaram grandes milagres, e fizeram coisas impressionantes. E ao examinarmos as suas vidas, vemos que eles tinham o mesmo denominador comum: Todos abandonaram este mundo e o que este oferecia, para terem intimidade com Deus.

          Será que o nosso coração anseia por andar mais próximo do Senhor? Será que há uma insatisfação crescente em nós com as coisas deste mundo? Ou o nosso coração está preso às coisas temporais?

Sem comentários: