quarta-feira, 16 de junho de 2021

FÉ ROBUSTA

 

A chave para o teu futuro glorioso está na tua fé. Uma coisa é dizer que acreditas, e outra é agir sobre o que acreditas.

O que tu fazes quando estás orando por alguma coisa e as coisas parecem inalteradas ou mesmo se deteriorando? Isso é quando tu descobres se tens desenvolvido a fé que se recusa a sair ou deixar de lado as promessas da Palavra de Deus. Para sobreviver aos problemas mais severos da vida a nossa fé deve ser robusta e resistente. A palavra robusta significa "forte; saudável; vigorosa. "

Hebreus 11, começa por definir o seu foco: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho ".

 Estes anciãos da fé, Noé, Abraão, Sara, Jacó, José, Moisés, Raabe, Samuel, David e muitos outros. O seu "bom testemunho" é o legado de fé que eles deixaram, a história de como eles confiaram em Deus no meio de provas esmagadoras e obstáculos. Eles não eram uma espécie superior, mas homens e mulheres normais com medos e falhas. Claramente, não era a sua força que causou as vitórias. Foi, na verdade, apesar das suas fraquezas que Deus permitiu-lhes fazer proezas incríveis: Conquistar reinos, superar leões, enfrentar espadas e vencer batalhas, etc., mesmo quando estavam em inferioridade numérica (Hebreus 11:33,34). Isso é definitivamente fé robusta!

A Bíblia frequentemente fala sobre a "luta" da fé. Romanos 8:37 nos chama "mais que vencedores" (“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”) Mas como podemos ser vencedores se não há nada para superar? Se a vida não tivesse obstáculos ou desafios, a fé não teria nenhum efeito. É fácil ter fé quando tudo está indo bem, mas a fé corajosa e robusta é forjada apenas através de testes (“…Ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.” 1Pedro 1:6,7).

Para nos movermos em direcção ao futuro glorioso que Deus tem para nós, haverá momentos em que precisamos de ter fé robusta.  

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a experiência, e a paciência, a experiencia, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão…” Romanos 5:1-5

Sem comentários: