sexta-feira, 11 de agosto de 2023

ONDE ESTÁS?

“E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?”

Génesis 3:9

A meu ver, as perguntas estimulam a humildade e a curiosidade, duas das chaves da aprendizagem. As perguntas admitem a nossa falta de conhecimento e reconhecem  a nossa necessidade dele. Um bom aluno faz boas perguntas.

Então, por que um Deus Omnisciente faz perguntas? Porque a conversa de Deus com Adão e Eva no Jardim do Éden consistiu numa série de perguntas para as quais Ele já sabia a resposta? “E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” Génesis 3:11; “E disse o Senhor Deus à mulher: Porque fizeste isto?...” Génesis 3:13

Porque Deus respondeu às perguntas de Jó fazendo mais perguntas? Nos capítulos 38,39, 40 e 41, Deus faz mais de 100 perguntas a Jó!

 Porque o Senhor Jesus Cristo fez mais de duzentas perguntas diferentes nos Evangelhos?

Talvez a maneira mais fácil de abordar esse tópico seja nos perguntarmos por que fazemos perguntas uns aos outros. Existem muitas razões, inclusive para desenvolver relacionamentos, mas aqui estão três outras: Para nos ajudar a pensar; para nos encorajar a falar e para nos desafiar a agir.

Talvez seja por isso que Deus faz perguntas: Para nos ajudar a pensar, falar e agir apropriadamente.

Depois que Adão e Eva sucumbiram à tentação da serpente e comeram o fruto proibido, Deus se aproximou deles no jardim para conversar com eles.

Como já disse atrás, Deus sabia as respostas, mas fez as perguntas para ajudar Adão e Eva a refletir sobre o que haviam feito, falar a verdade e depois agir de maneira apropriada.

Eles, é claro, falharam no teste porque, como alguém disse:  “Eles eram os “idiotas originais”.

No entanto, as perguntas são uma base brilhante para a nossa própria autoavaliação. Elas exigem que aceitemos a realidade que muitas vezes escondemos de Deus.

Admitamos que tendemos a ouvir mentiras em vez da verdade e reconheçamos que geralmente não compreendemos totalmente as consequências das nossas ações pecaminosas. Em outras palavras, todos nos beneficiaríamos desse tipo de conversa com Deus.

Então, deixa-me perguntar, onde estás tu na tua caminhada espiritual? Qual é a voz é a mais forte na tua vida - fé ou dúvida? O que estás está fazendo sobre isso? 

Sem comentários: