sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ESPECIALISTAS DÃO DICAS DE COMO IDENTIFICAR VÍTIMAS DE PEDOFILIA

O número de casos de pedofilia tem crescido porque as vítimas e os seus familiares estão denunciando mais. Por meio das investigações, especialistas conseguiram identificar alguns comportamentos de crianças que já foram vítimas de abusos. A psicanalista e psicóloga jurídica Tamara Brockhausen, especialista em reconhecer crianças que sofreram abuso sexual, pondera que são muitos os sintomas que podem se apresentar, mas nem sempre eles significam que o menor foi violentado de facto. Uma das principais características é a mudança brusca de comportamento.Entre os sinais, estão dificuldade de contacto com pessoas do mesmo sexo do abusador – se foi um homem, a criança pode ter medo de se aproximar de pessoas do sexo masculino –; comportamento regressivo – quando ela volta a fazer xixi na cama ou chupar o dedo, por exemplo -; atitude sexualizada excessiva; medo de sair de casa ou da escola; alterações de apetite; raiva e depressão.
A recomendação para os pais que estão desconfiados é procurar imediatamente a ajuda de um psicólogo especialista no assunto. Também ajuda conversar com outras pessoas que convivem com a criança, como os professoras da escola, que podem identificar mudanças de comportamento.A políciarecomenda que, assim que descobrirem o caso, os pais procurem imediatamente ajuda diante das autoridades.
Perfil do pedófiloDe acordo com a DCAV, o perfil dos pedófilos, tanto os que distribuem fotos pela internet, como aqueles que praticam sexo com menores, é o mesmo. Normalmente, são pessoas casadas ou solitárias.Tamara explica que, ao contrário do que muitos podem pensar, o pedófilo não costumar ter um perfil agressivo. Muito pelo contrário. Ele se apresenta como uma pessoa doce, que dá carinho e atenção, conquistando a confiança do violentado. Muitas são pessoas que trabalham directamente com crianças.Falsa alegaçãoSão cada vez mais comuns os casos de falsa alegação de abuso sexual e a incidência é ainda maior após o divórcio, alerta Tamara. Muitas vezes, a mãe tem a ilusão de que o filho está sofrendo abuso por parte do pai e pode acabar, mesmo que sem a intenção, levando a criança a desenvolver tais características. Às vezes, a mãe surge com uma ansiedade muito grande em relação à criança e pode, sem querer, acabar alterando a percepção dela. A mãe muito preocupada pode fazer a criança produzir a resposta que ela querhttp://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/especialistas-dao-dicas-de-comoidentificar-vitimas-de-pedofilia-20100114.html

1 comentário:

Naah disse...

este texto me ajudou pra caramba, EXELENTE!!!bjo
Nayara