sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dê ao seu filho uma perspectiva sobre eternidade!

O que é necessário fazer para que o seu filho veja em si um exemplo de vida? Afinal é responsabilidade dos pais transmitirem essa dimensão importante da vida. A responsabilidade está em si! O seu filho não se vai agarrar em algo que você não tenha. Na verdade, se o seu exemplo de vida for fraco, ele pode imunizar o seu filho contra descobertas pessoais que seriam importantes durante a sua vida.
Que tal fazermos um levantamento pessoal e depois ver algumas sugestões práticas?
A minha própria vida é um bom exemplo a ser seguido? Em questões de carácter, sou um exemplo? (pontualidade, diligência, perseverança, verdade, integridade, humildade, imparcialidade, justiça, etc) 1Coríntios 11:1.

O modo como disciplino o meu filho cria nele um respeito equilibrado pela autoridade que o ajudará a submeter-se voluntariamente a uma autoridade maior? Dedico tempo para conversar com o meu filho sobre os problemas dele, as características positivas de personalidade que ele está adquirindo? Tenho naturalmente entusiasmo na leitura da Bíblia, na oração e no serviço ao Senhor? Ou na verdade é só apenas um hábito adquirido ou escolhido?

Estudos psicológicos indicam que aproximadamente 85% do carácter do seu filho é formado até aos 6 anos de idade. Portanto a sua maior oportunidade de ter sucesso é dar a ele os "4As” (Aceitação, Afeição, Aprovação e Auto-realização) já no inicio da sua vida que são os primeiros e cruciais anos da vida. Com relação aos 15% restante, você pode fazer o seguinte:

1- Faça um diário sobre o seu filho. Fiquem atentos às necessidades especificas dele. Demonstre que se preocupa com ele. Fale com ele sobre preocupações futuras como vocação profissional, casamento e filhos.

2- Programe-se para ter tempo individual com cada e filho e seu cônjuge. Invista no tempo de qualidade tanto individualmente como com toda a família.

3- Crie em sua casa um clima propício para haver riso, aventura, surpresas, preocupação mútua, boa música, livros e bons amigos. Propicie um ambiente agradável para se viver. Uma boa maneira para descobrir se o ambiente de sua casa é saudável é ver se os filhos de amigos e vizinhos costumam se reunir aí!

4- Envolva a sua família em reuniões para compartilhar a palavra e orar por necessidades familiares, de outras pessoas e pessoas até que eles não conhecem, como missionários e povos que ainda não conhecem a Jesus. Estimule-o a contribuir para suprir as necessidades de outras pessoas. Incentive o seu filho a participar das actividades na Igreja e caso ele tenha actividades bíblicas para fazer em casa ofereça a sua ajuda!

6- Leve a sério o questionamento do seu filho sobre assuntos espirituais. Não se ria ele quiser saber se os mosquitos vão para o céu. Aproveite a oportunidade para falar com ele sobre fé. Esta é uma ótima oportunidade para estudarem a Bíblia juntos.

7- Aproveite datas especiais, como Páscoa, Natal e Aniversário para compartilhar do amor de Deus.

8- Estude com os seus filhos sobre as necessidades do mundo. Utilize cartazes e mapas para mostrar visualmente. Na adolescência, o seu filho precisa começar a pensar e agir independentemente de si. Ele irá começar a questionar coisas que anteriormente aceitava sem problemas. Oriente-o para ler livros que possam dar boas respostas para as suas perguntas e conversem com pessoas que tenham bom canal de comunicação com os jovens. Esteja aberto sempre para boas conversas e, mais do que nunca, pratique o que prega.

Sem comentários: