quinta-feira, 27 de abril de 2017

CORAÇÃO ALEGRE

Provérbios 15:15: “Todos os dias do aflito são maus (devido a pensamentos angustiantes e maus pressentimentos), mas o de coração alegre (aquele que tem um coração satisfeito) tem um banquete contínuo (sejam quais forem as circunstâncias).

Deus tem algo planeado para a vida de cada um de nós e quer trabalhar pelo Seu Espírito Santo na tua e na minha vida.
Deus quer que tu e eu sejamos cheios de esperança, e o diabo quer que sejamos cheios de desesperança. Deus quer que aconteçam coisas boas na nossa vida todos os dias. O diabo também quer que aconteçam coisas na nossa vida, mas que seja destruição e assolação.
Voltando ao versículo: “Maus pressentimentos” constituem simplesmente a expectativa de que coisas ruins acontecerão. Este versículo demonstra claramente que é por meio desses maus pressentimentos que os nossos dias terminam cheios de aflição.
No Salmo 27:13, Davi escreve: “Pereceria sem dúvida, se não cresse (o que seria de mim se não cresse) que veria (mas eu creio) os bens do Senhor na terra dos viventes.”
No versículo seguinte (27:14), ele nos encoraja: “Espera no Senhor (aguarda, tem expectativa), anima-te (tem bom ânimo) e Ele fortalecerá o teu coração; espera (aguarda, anseia) pois no Senhor.”
A Jeremias (29:11), o Senhor revela a Sua intenção para a nossa vida: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
Lembre-se de que o diabo quer que tu e eu não tenhamos esperança. Ele quer que nós vejamos as coisas sem esperança, pensemos sem esperança, falemos sem esperança e quando agimos seja sem esperança.
Mas prestemos atenção às palavras poderosas escritas por Davi no Salmo 42:11: “Porque estás abatida ó minha alma e porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus (aguarda com expectativa), pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus.”
Ter versículos das Escrituras como esses guardados no nosso coração vai ajudar-nos a sermos cheios de esperança e de alegria. Pensaremos, falaremos e agiremos com esperança.
Em Romanos 5:5, Paulo diz: “E a esperança não traz confusão (não desilude, não nos envergonha), porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
Por outras palavras, sabemos que Deus nos ama porque o Espírito Santo assim nos ensina. Colocamos a nossa esperança em Deus porque estamos certos de que Ele nos ama e tem um grande futuro planeado para nós. E quando a nossa esperança e a nossa expectativa estão nele, nunca ficaremos desapontados, desiludidos ou envergonhados.
No Salmo 84:11: “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam em rectidão.”
Aos Filipenses (1:6), Paulo assegura-nos: “Tenho por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Aos Efésios (2:10), ele explica a razão de tal segurança: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
Mas podemos nesta manhã perguntar: “Se Deus tem um plano perfeito para mim, quando é que posso experimentá-lo?” A resposta está escrita em Eclesiastes 3:17: “…porque há um tempo para todo o intento e para toda a obra.” Deus fará acontecer o Seu plano e o Seu propósito na nossa vida. A nossa parte é simplesmente fazer o que Pedro sugere: “Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” (1Pedro 5:6).
Deus quer que estejamos cheios de esperança porque Ele está pronto a fazer coisas maiores do que nós possamos imaginar: “Ora aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Efésios 3:20). Mas, se estivermos em desespero, como o diabo quer que esteja, então não pode fazer a parte que Deus lhe pedir para fazer, a qual é colocar a sua esperança e expectativa n’Ele, crendo que Ele tem um plano perfeito para a tua vida e confiando que esse plano se cumprirá.
Vamos “dar” a nossa boca a Deus e deixar que ela se torne a boca do Senhor. Comece a falar a Palavra do Senhor, porque Ele tem um bom futuro, um bom propósito e um plano perfeito para a tua vida. Fale em concordância com Deus e não com o inimigo.
Como pensas que será o teu futuro? O inimigo quer que penses que vai piorar em vez de melhorar. Ele quer que tu penses sobre quanto falta avançar, e não sobre quando já alcançaste. Ter uma auto-imagem de si mesmo pobre não é de Deus. Não gostar de si também não é de Deus. Pensar que não tem valor ou dignidade não é de Deus. A Bíblia diz (Malaquias 3:17) que somos um tesouro particular d’Ele. Deus tem um grande plano para a tua e para a minha vida.
Podes até dizer: “Mas tenho falhado tanto. Tenho cometido muitos erros.”
Paulo, quando escreve aos Filipenses (3:13,14) admitiu que não tinha chegado à perfeição, mas também confessou que não desistiria: “Irmãos quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Deus tem um plano perfeito para a nossa vida. Não viva no passado. Ouça o que Deus diz: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considerais as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz; porventura não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Isaías 43:18,19)
  Deus deseja muito que nós nos tornemos em tudo o que Ele planeou para a nossa vida. Ele quer que desfrutemos a plenitude da boa vida que Ele planeou. Ele deseja, por intermédio da Sua graça e misericórdia remover tudo o que temos feito de errado no passado. 
Não temos de viver com o remorso pelo passado nem com medo do futuro. Deus deseja ajudar-nos da forma que nós estamos precisando. Ele promete: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40:31).
Arme-se das maravilhosas promessas e planos preciosos do Senhor, enfrente o futuro com esperança e confiança, crendo que Ele é poderoso para cumprir o que prometeu “E estando certíssimo de que o que Ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.” (Romanos 4.21).
Não olhemos para trás, olhemos para a frente

Sem comentários: