segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CONFIANÇA SEM MEDO

Quando lemos a Bíblia, há inúmeras histórias que ilustram a confiança sem medo de que temos acesso pelo Espírito Santo que trabalha dentro de nós. Seja de Davi com Golias, ou Josué e os seus exércitos marchando em torno de muros de Jericó, foi confiança sem medo que os acompanhava.
Confiança: Sentimento de quem confia, de quem acredita na sinceridade de algo ou de alguém. Crença em si mesmo, nas suas próprias qualidades. Esperança; disposição ou tendência para ver tudo pelo lado bom.
Medo: Estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo. Sentimento de ansiedade sem razão fundamentada. Grande inquietação em relação a algo desagradável, a possibilidade de um insucesso etc..
Sem: Ausência, condição.
Outra dessas histórias inspiradoras encontramos em Actos 4, quando Pedro e João se encontravam presos por proclamar a ressurreição de Jesus Cristo para o povo em Jerusalém. A Bíblia diz que depois que eles foram libertos da prisão, tornaram a reunir-se com os seus amigos, e oraram assim “Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra. Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos, e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus.” (Actos 4:29-31)
  Eles todos foram cheios do Espírito Santo e continuaram a falar a Palavra de Deus com confiança sem medo.
O que ressalta de importante nesta passagem é que a primeira coisa que Pedro e João fizeram, após a sua libertação, foi reunirem-se com os seus amigos e orarem a Deus para dar-lhes confiança sem medo, para puderem continuar a pregar a Sua mensagem.
Paulo diz em 1Coríntios 2:4,5: “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e poder. Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”

Descobri que às vezes nos preocupamos muito com o que devemos dizer, quando se trata de compartilhar a nossa fé e tomar uma posição, quando a verdade o que dá peso é o que dizemos debaixo do poder do Espírito Santo dentro nós. É essa atitude que vai fazer com que tenhamos confiança sem medo!

Sem comentários: