terça-feira, 19 de maio de 2009

DIA RADICAL - DESCIDA RIO LIMA - 25 ABRIL 2009

Eram 8.30h da manhã quando começaram a chegar os primeiros "atletas" para o DIA RADICAL, organizado pelo ClubeMais+. O tempo estava um bocado instável, mas nunca choveu. O pessoal da cidade, como sempre, chegou atrasado. Desta vez era a descida em canoa do Rio Lima, com início em Ponte da Barca e fim em S. Martinho da Gândara, num percurso de cerca de 8 km cheios de aventura e barrigadas de rir conforme podem nas "FOTOS DAS NOSSAS ACTIVIDADES".
Quando o Presidente do ClubeMais+ foi receber os "turistas" vindo da zona do Porto, ficou na dúvida se estava a organizar uma descida do rio em canoa ou uma festa da revista Lux, pois já se tem visto pessoas mais mal vestidas a irem a casamentos. Mas enfim...o que conta é a intenção.
Assim que alguns, que estavam inscritos, viram o rio desistiram e deram lugar a outros. Tótós! Nem sabem o que perderam!
Depois de um breve "brefing" pelos monitores de serviço (não me lembro do nome deles todos, mas presto a minha homenagem a eles pela paciência em guiar todo este pessoal, no total de 81 pessoas), e de "tirar-mos a foto de família" arrancámos para a aventura. Logo a começar alguns ainda não tinham experimentado o duro assento da canoa e já estavam a tomar o duche da manhã. A água até nem estava muito fria (6º graus), mas esqueceram-se de ligar o esquentador.
Assim que todos estavam instalados e adaptados às canoas ( até ao fim alguns nunca conseguiram nem uma coisa nem outra) começamos a saborear a paisagem. Espectáculo! Só faltou ver as lontras, mas com aquele pessoal todo no rio até os peixes emigraram; mas contentámo-nos em ver uns patos bravos.
E eis que chega a primeira etapa de adrenalina. Parabéns a todos pois ninguém virou (graças ao Luís "gigante"). Mas a seguir já não foi assim, pois nas etapas seguintes era ver alguns a virar (e alguns até repetiram).
Mas o melhor estava para vir no fim. Aquela última etapa foi espectacular! Perdia-se a conta aos que viravam, mas no fim toda (?) a gente estava feliz. Tirando umas mazelas e alguns sustos acabou tudo em bem.
Depois foi o resto da festa, com o almoço preparado pelas irmãs de Ponte da Barca, no parque de piqueniques da Gemieira (a 2 kms onde se deixou as canoas), onde todos puderam conviver e encher a barriga (alguns estavam quase a desmaiar de fome).
Agradeçemos a todos os que tornaram possível este dia, e em particular um agradecimento ao Luís Barros, pois se não fosse a disponibilidade dele em nos arranjar o material não teria sido possível concretizar esta actividade.

Sem comentários: