quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O ÚNICO FUNDAMENTO

Como o Cristo e o Filho do Deus vivo, o Senhor Jesus é o Único fundamento lançado por Deus para a edificação da Igreja. Ninguém pode lançar outro fundamento.

Embora o fundamento seja único e a grande maioria dos cristãos sabe disso, ao edificar sobre esse fundamento cada um de nós pode estar a usar diferentes materiais.

Todos os cristãos em Corinto haviam aceite Cristo como o único fundamento. Entretanto, ao edificar sobre esse fundamento alguns crentes estavam usando como "materiais" as práticas judaicas, e para os crentes gregos a sabedoria e a filosofia eram os seus "materiais". Eles não eram como os Apóstolos que edificaram com as suas experiências e o conhecimento que tinham de Cristo. A Bíblia ensina-nos a não edificar sobre a nossa experiência ou cultura, mas sim a edificarmos na medida da nossa experiência e conhecimento, com e de Cristo. Esse deve ser o "material" que devemos usar.

Ainda que não tenhamos intenção, é muito fácil tentar edificar a Igreja com algo natural ou a nossa própria cultura. Podemos estar edifcando a Igreja com costumes portugueses, brasileiros, outros com certos elementos da cultura japonesa, chinesa, alemã, inglesa, etc. Devemos atentar a isso. A Igreja deve ser edificada sobre Cristo como o único fundamento, e também com Cristo como os "materiais". Para isso é necessário ter um espírito vivo, cheio das riquezas Cristo. Quando contactamos outros dessa maneira, edificamos sobre Cristo e com Cristo!

Sem comentários: